top of page

Como lidar com o Mercúrio gramaticalmente retrógrado?

O planeta estará retrógrado gramaticalmente de 13/12/2023 a 2/1/2024

A atual retrogradação gramatical de Mercúrio começou no último dia 13 e acaba somente dia 2 de janeiro de 2024. Esta fase astrológica tem a ver com o que já estudamos, aprendemos e usamos no passado. Neste período, é comum voltarmos atrás em questões gramaticais e usos linguísticos, por ser um trânsito que naturalmente traz dúvidas à tona: regras que pareciam claras acabam se mostrando questionáveis diante de divergências entre gramáticos, professores, gramatiqueiros, dicionários, manuais de redação e a própria língua em uso. É um desafio ainda maior para quem tem Saturno em (Napo)Leão.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Durante este período, você pode ser levado a se empolgar com alguma regra que aprendeu em algum blog, manual de redação ou com um influenciador na Internet, mas que é ultrapassada, desenterrada ou mesmo inventada por gente pedante, que conhece menos gramática do que você. A falta de cautela e de senso crítico diante de lições e dicas de português pode fazer você aprender – e passar a ensinar – um monte de bobagens.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O fato é que Mercúrio retrógrado também pode ser usado de forma positiva. Por exemplo, consultar outros autores a respeito de uma regra gramatical, de um fato linguístico; reconectar-se com aquele autor mais crítico e atualizado em quem você deu ghosting por ter se iludido com o gramatiqueiro do momento; dar unfollow naquele contatinho que lhe ensinou que “primeiramente” não existe, que “por cada” é cacófato a ser evitado, que “num” e “numa” são informais ou que “voltar atrás” é pleonasmo vicioso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O segredo para lidar com o Mercúrio retrógrado é sempre desconfiar daquilo que é ensinado – e aceito – por aí de modo inflexível e inquestionável, mas às vezes desatualizado ou mesmo sem referências nem fundamentação. Aproveite a fase para questionar aquela lição que sempre pareceu razoável à luz do senso comum, mas que provavelmente não passa de uma grande cagação de regra.

0 comentário
bottom of page